quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Marina Cardoso

Grades Invisíveis

(dissertação)

Entende-se como livre-arbítrio o poder de escolha, preferência e decisão de cada pessoa. Fator crucial para a formação da individualidade. Proporcionam-se, a partir da singularidade do indivíduo, diferentes formas de pensar e interpretar a vida.

A liberdade pode ter diversos significados; por exemplo, para uma criança, pode significar nadar até o fundo em uma piscina; para um adolescente, a saída da casa dos pais; para um adulto, uma viagem para o exterior, sem nenhuma preocupação. Em todos esses significados, há uma relação de dependência com os fatores do mundo. As escolhas pessoais estão diretamente ligadas às oportunidades que são apresentadas. É o fator externo interligado com o fator interno.

Muitas vezes, o fator exterior interfere tanto na vida da pessoa que a visão de liberdade torna-se efêmera. Como acontece, por exemplo, com o aumento da busca por condomínios fechados, devido à intensificação da violência. Tem-se, portanto, uma impressão de liberdade em uma verdadeira prisão de luxo. A constante acomodação e a falta de perspectiva – vivenciada pela maioria dos brasileiros – vão de encontro à essência da liberdade, que significa a busca pela melhoria de vida, a ascensão social.

Dessa forma, fica evidente que todos os fatores externos influenciam a concepção da ideia de liberdade, pois o mundo mostra-se muito vasto e influente. Necessita-se, assim, da falta de conformismo e acomodação das pessoas e da busca por um objetivo. A grandiosidade da alma vai muito além de delimitações de qualquer espécie.

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