quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Marcelo Sparano Campos

UMA PRISÃO INVISÍVEL

(dissertação)

Em um mundo capitalista, as pessoas vivem em uma prisão invisível gerada pela padronização do estilo de vida. Esse novo estilo de vida é baseado em um capitalismo que impõe o que as pessoas têm que vestir, comer e até dizer. Elas, porém, não percebem que estão vivendo em uma prisão. Elas não percebem que perderam a sua liberdade.

Uma das características do capitalismo é a obsolescência planejada que ocasiona a baixa durabilidade e a necessidade da reposição de produtos. Esses produtos são apresentados ao consumidor pela mídia que, por sua vez, manipula as pessoas, fazendo-as pensar que, para se sentirem bem consigo mesmas é necessário a obtenção desses novos produtos. Se as pessoas não viverem de acordo com a tendência, elas sofrem exclusão e preconceito, e a exclusão e o preconceito são conseqüências do novo estilo de vida da sociedade moderna. Essa mentalidade é a característica principal dos prisioneiros da prisão invisível. Eles perderam a liberdade ao viver de acordo com tendências, tornando-se escravos de um capitalismo selvagem.

Os prisioneiros não têm liberdade; porém, eles pensam que têm. Podemos perceber isso no dia-a-dia das pessoas. Elas têm a opção de mudar de vida, mas preferem deixar as coisas do jeito que estão por ser mais cômodo e menos trabalhoso. Ou até por pensarem que uma pessoa não faça diferença em um mundo habitado por seis bilhões que preferem não fazer nada para mudar. Com isso, podemos perceber que a liberdade de uma pessoa é algo ilusório e, na verdade, vivemos em uma prisão invisível.

O primeiro passo para conquistar a liberdade é perceber a prisão em que não podemos usufruir do que realmente somos. O segundo é começar a viver tendo como base a sua ideologia pessoal, e não, a do capitalismo que nos manipula diariamente. Precisamos ter a coragem de lutar pela liberdade para poder transformar o mundo em um lugar melhor para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário