quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tomás Osório

Poder ou não, eis a questão

(dissertação)

A liberdade pode ser classificada nos mais vastos aspectos: de pensamento, de expressão, de movimento, de opinião e até econômica. É um conceito diretamente relacionado ao poder ou não poder assumir determinadas atitudes. Uma pessoa poderosa, dessa forma, é aquela que possui mais liberdade para fazer o que bem quiser.

A liberdade não é sempre positiva: o homem pode tornar-se destrutivo – poder exige responsabilidade. E esses seres responsáveis tem sido a solução para um planeta cheio de corrupção e conspiração. Não que não haja pessoas de responsabilidade no mundo: não há pessoas com responsabilidade, liberdade, poder no cenário político mundial. A falta de discernimento também atinge a Economia, como a atingiu, em 1929, o liberalismo econômico.

Ela também é muito relacionada à felicidade do ser humano, porque um homem feliz é aquele que é “livre” de problemas. O mais impressionante é que a sociedade não percebe que ela ainda vive presa ao mundo pequeno de moda, beleza, dinheiro: isso não é liberdade. E, desta vez, não haverá Princesa Isabel de caneta tinteiro para salvar o homem da alienação, da detenção de sua consciência “antiliberdade”.

O ser humano vem, progressivamente, agindo como um primata, irracionalmente. É necessária a elevação do espírito e da consciência humana para que ele possa, então, chegar a um conceito de real liberdade. Deste modo, acabar-se ia com o regime de hipocrisia e falta de responsabilidade praticada pelo homem moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário